sábado, 27 de agosto de 2011

É segredo, certo?!


Boatos estão presentes em todas as sociedades ao redor do planeta... Envolvem, na sua propagação, pessoas de qualquer idade e classe social.
O conteúdo, a dimensão e as conseqüências da mensagem variam de acordo com o lugar e a situação na qual a historia é contada... as condições do momento em que circulam o boato as vezes ajuda muito... Mas se um boato se espalha é porque encontra eco nos ouvidos das pessoas interessadas... Ou seja, para aquela pessoa, naquele instante, a história faz algum sentido... E não importa se é mentira, pois naquele momento trata-se de algo interessante.
Não tenhamos dúvidas: trata-se de um fenômeno universal, permanente e necessário para a organização social.
Boatos e fofocas, são os meios de comunicação de massa mais antigos da humanidade. Mesmo antes da invenção da escrita, os homens transmitiam e recebiam informações na base do 'ouvir dizer...' O boca-a-boca sempre foi uma ótima arma de divulgação... tanto para informações boas, quanto ruins...
 Com o  aparecimento da imprensa e, posteriormente, do rádio e da televisão nada mudou... Não freou a troca informal de notícias entre as pessoas. Muito pelo contrário, a mídia impressa e eletrônica, principalmente a internet, passou a ser um forte fornecer matéria-prima para esse tal de disse-me-disse... Além tornar ainda mais fácil a propagação de todo tipo de notícias fantasiosas, as por assim dizer... fofocas.
O valor que uma informação tem é momentâneo... #FATO! E que fique bem claro, que ninguém vai hesita em contar algo para uma outra pessoa e deixar de usufruir dos lucros: uma satisfação e a segurança de estar inteirado do que se passa ao seu redor.
Ai o poder de saber antes do outro... De uma troca de informações pode-se conseguir muitas coisas... mas ficar calado pode ser melhor ainda, pois em boca fechada não entra mosquito!
Né Melhor?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário